Afinal, o que é X, Y e Z ?!

30/12/2009

A algum tempo os diferentes níveis de gerações estão sendo denominadas por letras mas, afinal o que quer dizer geração x, y e z? Quais as características de cada uma e sua importância no mercado? Em qual você se enquadra? Vamos resumir para que você entenda melhor sobre cada uma delas:

Geração X: Passaram pelo grande Downsizing corporativo e precisaram procurar segurança no emprego. Filhos dos baby-boomers a geração x é formada por pessoas nascidas de 1970 a 1980. Gostam de trabalhar em equipe, não acreditam em hierarquia e não vêem mistério no computador pois, participaram do surgimento dele.

Geração Y: Nascidos de 1980 a 1990 são jovens, espertos e ousados. São despojados no escritório ou ouvem iPods em suas mesas. Eles querem trabalhar, mas não querem que o trabalho seja sua vida. Antenados na expansão tecnológica, buscam qualidade de vida e conforto financeiro, estão tomando seu lugar no mercado de trabalho incrivelmente competitivo. 

Geração Z: A grande nuance dessa geração é zapear. Por isso, o Z. Outra característica desta geração é a constante troca que se faz entre os canais de interatividade, zapeando de um a outro, da internet, ao telefone, ao video game, a internet novamente. Para eles o mundo é totalmente tecnológico e virtual pois, nasceram em meio a esse mundo. São menos deslumbrados que os da geração Y com joistick e iPhone’s.

O mercado precisa preparar-se para unir os três tipos X, Y e Z. A geração X será muito procurada pelas empresas, pessoas de trinta a quarenta anos de idade que devem exercer cargos de liderança nas corporações nas próximas duas décadas. Muitas organizações, no entanto, estão dando como certo poder contar com esse precioso grupo de profissionais que irão somar experiência a chamada geração Y que é conhecida por suas diversas características, mas nenhuma delas é mais marcante do que a capacidade de questionamento e a necessidade de motivação que carregam os integrantes dessa geração. Para a Z cabe a responsabilidade da maturidade sem perder o gosto por novas tecnologias.

A união destes três tipos de gerações e saber lidar com a diversidade de experiências entre elas, será o grande desafio essencial para a receita de sucesso das organizações em um futuro muito próximo!

Sobre a autora:
Renata Fraga - Consultora de RH - Recrutamento e Seleção. Entre em contato pelo email renatapfraga@gmail.com ou pelo twitter @Re_Fraga.

Ops! Nenhuma vaga encontrada com esse critério de busca.
Seja nosso parceiro

Ajude a divulgar vagas do Openjobs no seu site ou blog e em troca colocamos seu logo em nosso blog.

Estamos abertos para conversar outros formatos de parceria. Envie email para contato@openjobs.com.br.