Criatividade e objetividade no currículo

24/02/2011

Quem trabalha na área criativa, ou no meu caso, com profissões da área de arquitetura, comunicação, design e programação já deve ter recebido muitos currículos onde o candidato demonstra toda sua criatividade em uma só folha ou no mais inusitado formato.

Para os recrutadores que tem de dois a três minutos no máximo para analisar um currículo é difícil a compreensão de currículos com muita informação, diagramação complexa e conteúdo desencontrados ou irrelevantes. Existem currículos que são verdadeiros quebra-cabeças, ou que são desenvolvidos nas mais diversas formas de formatação, até em 360º, e aí fica a pergunta, por que isso seria relevante para o candidato ou recrutador? 

É necessário ter objetividade, informar o mais importante: Suas atribuições profissionais. Sua capacidade criativa, de diagramação ou redação serão avaliadas em seu portfolio, na entrevista de seleção ou mesmo durante seu período de experiência. Isso não quer dizer que não se possa inovar no layout do seu currículo, aliás tenho notado uma certa resistência dos profissionais brasileiros que continuam utilizando o modelo antigo, quadrado em preto e branco.

Separei alguns modelos que englobam justamente o que os recrutadores da área criativa esperam de um currículo: Criatividade, informação objetiva e conteúdo organizado!

Veja bem, este post não pretende avaliar o design e criatividade dos profissionais que disponibilizaram seus currículos e sim utilizá-los como exemplo de como um currículo deve ser bem elaborado para informar e ser estéticamente organizado. Com estes modelos de inspiração você já pode repensar aquele seu modelinho de currículo antigo que está ultrapasado e providenciar outro!

 

Sobre a autora: Renata Fraga - Consultora de RH na área de Recrutamento e Seleção. Entre em contato pelo email renatapfraga@gmail.com ou pelo twitter @Re_Fraga. 

Ops! Nenhuma vaga encontrada com esse critério de busca.
Seja nosso parceiro

Ajude a divulgar vagas do Openjobs no seu site ou blog e em troca colocamos seu logo em nosso blog.

Estamos abertos para conversar outros formatos de parceria. Envie email para contato@openjobs.com.br.