Dica de produtividade: Refazer diariamente a lista de tarefas

30/08/2012

Eu posso dizer que sou um tanto quanto aficionado por lista de tarefas. Se eu não listo algo que tenha que ser feito, seja relacionado ao trabalho como tarefas pessoais, pode ter certeza que vai cair no esquecimento. O que me consola é que muita gente é assim também. O motivo disso é porque gerenciar uma lista de tarefas não é algo fácil, mesmo havendo uma quantidade incrível de aplicativos e métodos para nos auxiliar.

Dica de produtividade: Refazer diariamente sua lista de tarefas

Já testei muitos destes aplicativos e métodos de gerenciamento de to-do's, mas meu método hoje é extremamente simples, funciona bem e não me deixa passar nada no esquecimento. Uso uma única lista, no Google Tasks, no próprio Gmail, pois mantenho meu email aberto o dia inteiro, assim esta lista fica sempre aos meus olhos. Quando se trata de uma lista específica, um determinado projeto por exemplo, então esta lista é feita direta no Basecamp. Vejam bem, isto não é uma dica definitiva, cada pessoa tem quantidades e variedades diferentes de afazeres, e acredito não haver algo genérico que funcione para todos.

E para facilitar um pouco, encontrei essa artigo do blog Day-Timer, onde eles sugerem que a lista de tarefas seja refeita todos os dias, pois faz com que você fique com mais controle do que deve ser feito e priorize as tarefas mais importantes.

Basicamente este processo passa por 4 etapas:

  • Invista 5 minutos do dia reescrevendo uma nova lista;
  • Começe com 3-5 tarefas prioritárias que você sabe quer irá cumprir;
  • Avalie as tarefas que devem ser feitas e outras que você gostaria que fossem feitas;
  • Coloque as tarefas que você imagina que não conseguirá fazer hoje em uma lista para o dia seguinte.

Pode parecer chato ter que repassar a lista todos os dias, mas criar este hábito facilitará estabelecer as prioridades e certificar o que é realmente possível ser feito. Este é o motivo citado pelo Day-Timer:

          "Quando você está se sentindo estagnado, reescrever a lista dá uma compreensão mais realista do que se pode fazer hoje. Mantenha sempre a lista simples - não faz sentido criar uma lista de lavanderia gigante com coisas que você nunca vai fazer. Faça sempre tarefas que se encaixem no tempo que você tem disponível." Via Day-Timer

Sobre o autor: Fabiano Meneghetti - Formado em arquitetura, trabalha com web desde 2003. Co-fundador da Zee e Openjobs. Entre em contato pelo twitter @FabianoMe.

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