A difícil tarefa de começar um novo hábito

13/09/2012

É impressionante como aumenta o desafio quando queremos criar novos hábitos, que fujam da nossa rotina. Alguns gostariam de ler com mais frequência, escrever diariamente, começar um exercício, enfim, algo que esteja fora do cotidiano de trabalho.

Vejo muitos motivos para termos esta dificuldade, e na minha opinião o principal deles é por se tratar de algo que não é uma obrigação. Temos razões de sobra para colocar foco no trabalho e no fim trabalhamos tanto que nas horas de descanso queremos, claro, descansar. Mas se queremos fazer algo novo, não precisamos somente encontrar tempo para fazer, mas sim, realmente começar a fazer.

Começando um novo hábito



Eu visito o blog Zen Habits, do Leo Babauta, há bastante tempo, acho inspiradores os artigos, me guiam em diversas situações do meu dia. No seu último post, Leo fala exatamente sobre a questão do Hábito e começar. Resumindo o assunto ele diz que "a chave para criar um hábito é começar todo o dia".

"O que quero dizer por começar? Se você quiser formar o hábito da meditação, é só sentar seu bumbum na almofada cada dia. Se você quiser formar o hábito de correr, apenas coloque seu tênis e saia pela porta de casa. Se você quiser formar o hábito de escrever, apenas sente-se, feche tudo em seu computador, e comece a digitar." Leo Babauta

Cito somente algumas das maneiras que Babauta sugere para ajudar a sair desta zona de conforto e criar o hábito de começar:

  • Pense na coisa menor e mais fácil - e comece. Não precisa pensar sequer em 5 minutos, somente em começar.
  • Deixe pronto antes tudo que você precisa para começar. Se precisa de algum equipamento deixe já organizado bem mais cedo, ou talvez na noite anterior. Assim quando for o momento não há empecilhos ou preguiça, basta começar.
  • É sempre mais fácil criar o hábito de fazer coisas no local onde você está, ao invés de precisar pegar um carro ou se locomover até outro lugar;
  • Tente começar pelo nível mais fácil do hábito. Se deseja começar a ler, nao começe por Nitze, uma leitura mais simples ou divertida é melhor, recomendo Agatha Christie por exemplo. Se quiser correr, não tente fazer 10km, corra 5 minutos e caminhe outros 5, faça ser um início prazeroso.

Além disso tudo eu citaria um outro ítem que considero muito importante para dar ânimo de começar, gosto de pensar no resultado. Ler, sabendo que isso nos mantém atualizado, exercita a mente e o raciocínio. Fazer exercício sabendo que isso faz bem para saúde, libera endorfina e nos faz sentir bem. Pois além de exercitar o hábito de começar, uma dica pessoal é o foco na recomepensa, afinal todos nós temos algum motivo para começar algo, certo?

"Faça todo o possível para ser fácil de começar, e difícil de não começar."

Sobre o autor: Fabiano Meneghetti - Formado em arquitetura, trabalha com web desde 2003. Co-fundador da Zee e Openjobs. Entre em contato pelo twitter @FabianoMe.

Ops! Nenhuma vaga encontrada com esse critério de busca.
Seja nosso parceiro

Ajude a divulgar vagas do Openjobs no seu site ou blog e em troca colocamos seu logo em nosso blog.

Estamos abertos para conversar outros formatos de parceria. Envie email para contato@openjobs.com.br.