Zee Design Ltda, o fim de um ciclo.

Fabiano Meneghetti
2 min readMay 31, 2017

Uma das coisas mais interessantes da vida são as histórias que criamos. Começar, viver o momento e saber a hora de encerrar uma jornada.

Foram 13 anos de Zee, passamos por altos e baixos diversas vezes, conheci muitas pessoas, fiz clientes que viraram amigos e amigos que me deram o prazer de realizar incríveis projetos. Sem nenhum arrependimento e com muito orgulho de tudo que foi feito, esse ciclo se encerra.

É legal lembrar quando começamos, enjambrados no quarto do Fabio, rindo mais que trabalhando, criando código no Dreamweaver e desenhando no Fireworks. Depois se aventurando no Flash, fazendo logos em gradiente e efeito espelhado, até começar a pensar em interfaces que deveríamos usar com o toque dos dedos.

Nossos primeiros trabalhos foram de graça. Lembro de ir buscar meu primeiro pagamento de bike (projeto para um amigo). Depois começaram a vir os amigos dos amigos, mas acho que nunca fomos os sobrinhos aqueles que sabiam fazer site… Em alguns anos estávamos lidando com grandes empresas, startups que hoje explodiram e outras que quebraram sem nem conseguir lançar algo.

Por sempre ser pequena, nunca tivemos mais do que 4 pessoas no escritório, isso quando tivemos escritório. Talentos que passaram alguns meses, outros que ficaram por anos e tem aqueles que mantenho contato até hoje. Tivemos 2 escritórios, 1 roubo e aprendemos desde cedo a defender as vantagens de trabalhar remoto.

Aprendi demais todos estes anos. Com o Fábio, não por ser quase um mentor em design ou me dar os primeiros toques sobre html, mas por me mostrar a importância de ter foco naquilo que se propõe a fazer, levo isso comigo pra vida. Com o Duda, por entender que motivação é o que nos move, pessoal e profissionalmente. A todos que trabalharam comigo, em especial Paulo e Heitor, de fato foram dois fiéis escudeiros. E com a Renata, minha esposa e última sócia, que conseguiu organizar nossos processos e que de diversas formas sempre me incentivou a ser melhor e nunca viver na zona de conforto.

Com seus erros e acertos, não há um único motivo que faz a Zee encerrar sua história. Na verdade, ao conectar os pontos vejo que a Zee foi apenas o início de outras grandes histórias, pra todos aqueles que tiveram o prazer de viver a sua cultura. E agora começa de vez uma nova história pra mim, sem a Zee no dia-a-dia, mas levo aprendizados gigantescos e carregarei ela no coração pra sempre.

Fabiano Meneghetti
fabiano.me

--

--